A prevenção é o melhor remédio


Dermeval Fontes

Hoje quero falar um pouquinho com você sobre a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas e trago como exemplo de cuidado e disciplina o meu amado paizinho Dermeval Fontes.

Como sabem, estamos no mês chamado de “Novembro Azul”, que tem por enfoque a saúde do homem, de modo a despertar ou ativar nele a atenção necessária que seu corpo merece, muito especialmente à  prevenção do câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele.

Papai tem hoje 84 anos, homem forte, vigoroso e cheio de saúde. Ele tem seus problemas nessa área, porém nunca deixou de procurar auxílio médico para verificar sintomas que seu corpo lhe dava. Assim foi com a hipertensão, com o diabetes, com a pele e com a próstata. Todos os dias se exercita no quintal de sua casa, faz dieta adequada, se hidrata diariamente, faz exames anuais e toma seus remédios regularmente com uma disciplina admirável. Um verdadeiro exemplo de cuidado com a saúde pessoal.

Desde os 40 anos de idade, ele descobriu que sua próstata era volumosa demais, ou seja, fora dos padrões que a medicina espera. Desde então, começou sua luta: exames de sangue para verificar o PSA (Antígeno Prostático Específico), o toque realizado pelo médico Urologista quando necessário, ultrassonografia transretal da próstata, biópsias e remédios. Graças a Deus ele não foi acometido por uma malignidade nesse órgão. No entanto, faz 43 anos que toma remédios fortes para a próstata e segue nos exames vigilante todo esse tempo.

Ele relata que sintomas como urinar com ardência (quente e/ou sem jato), com muita frequência, sem que esteja tomando remédio que justifique isso, e, às vezes, com sangue, ou sentir algum desconforto abaixo da bexiga foram sintomas que o alertaram a procurar o médico e manter rotina de cuidados a esse respeito. Papai não pode parar de tomar as medicações. Nem pensar! E segue à risca, sem preconceitos e tabus os procedimentos para guardar sua saúde, porque ele se ama. Quem o conhece sabe o doce e sábio homem que é.

Conversando com ele sobre o assunto, pediu-me para escrever: “diga para que façam o acompanhamento, procurem o médico para fazer os exames mesmo que não sintam nada!”

Para concluir, gostaria ainda de enfatizar que verificar o PSA e fazer o exame de toque são os principais exames para detecção de doenças na próstata. Quero ainda esclarecer que o PSA é uma proteína produzida pelo tecido da próstata. Se o homem tem esse tecido tanto benigno ou maligno, ela será detectada no exame de sangue. Lembrando que geralmente somente depois do resultado do exame de sangue é que o Urologista procede o toque retal, pois o resultado do PSA  que indicará a necessidade de um exame mais detalhado no órgão.

Se você é um desses muitos homens que tem vergonha ou timidez para fazer a primeira visita ao Urologista, quero te convidar a se inspirar na história do meu zeloso pai (meu orgulho). Não deixe para depois, a hora é agora. Força, vocês homens são a imagem e semelhança de Deus e menina dos Seus olhos. Ame-se! Cuide-se!

Por Zuleika Alves Fontes Estarneck

Tenha#azulatitude e previna-se

Referências:

Fazumhilab.com.br>o-que-e-psa

Bvsms.saude.gov.br

Pt.wikipedia.org/wiki/novembro_azul

Portaldaurologia.org.br

 

 

 

 

 

 

Comentários

Edson. disse…
Ouvir pessoas de bom coração é muito importante. Sr. Dermeval influencia para o bem. Obrigado pela mensagem de conscientização.
Unknown disse…

Muito bom,boas orientações.
Lidia disse…
Parabéns Zuleika, pelo belo exemplo do seu papai!
Elaine Lisboa Fontes disse…
Sempre com iniciativas formidáveis. 👏🏼👏🏼
Orgulho de você cunhada ❤️
Unknown disse…
Meu vovô é um sucesso! Um homem de fribra. Um herói
Unknown disse…
Meu vovô é um sucesso! Um homem de fribra. Um herói

Mais Visitadas