Modelos de Projetos para Igrejas


PROJETO JUVENTUDE

I. PROJETO: Estruturação e crescimento qualitativo e quantitativo da Juventude.

II. METAS:

· Promover a autovalorização dos componentes do grupo.
· Reconquistar valores morais, sociais e espirituais, alcançando a todos.
· Realizar programa que atenda as principais necessidades dos jovens da igreja e da comunidade.
· Incentivar e promover a reunião de jovens dos respectivos seguimentos da igreja.
· Estimular a cultura e o lazer a fim de conscientizar os jovens sobre a importância de se manter firme frente aos desafios do mundo contemporâneo.
· Preparar pessoas para ocupar futuramente funções específicas na igreja.
· Levar os participantes da Juventude a crescerem na maturidade e os não crentes conhecerem a Jesus Cristo.
· Criar grupos de ação, a saber: Evangelização, Visitação, Música e Recrutamento.
· Repensar o espaço do jovem dentro da igreja e suas respectivas participações.

III. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Jovens da igreja local e da comunidade.

IV. CLASSIFICAÇÃO DO PROJETO: Técnico-administrativo.

V. DIAGNÓSTICO:

1. Grupo disperso por diversos motivos.
2. Falta de um trabalho com jovens consistente e contínuo.
3. Atuação restrita dos jovens nos programas da igreja.
4. Falta de comunicação e união.
5. Sufocamento de pequenos grupos.
6. Ausência de um trabalho que busque aos afastados, aos ausentes, aos excluídos e aos não crentes.
7. Maturidade cristã comprometida.

VI. PROGNÓSTICO / SOLUÇÕES:

1. Realizar estudos bíblicos semanais em dia alternativo, no lar de um voluntário ou na igreja, a fim de ajudar o grupo a desenvolver a maturidade cristã.
2. Realizar cursos de capacitação de líderes.
3. Reunir a Juventude em horário combinado com os interessados.
4. Aplicar dinâmicas com os jovens que os ajude na formação de valores morais e espirituais, no relacionamento interpessoal, na estabilidade social e emocional, na descontração do grupo e na comunicação mais direta e honesta com o seu próximo.
5. Participar de programas sociais, visitando orfanatos, casas de repouso (Lar Batista) e projetos sociais de modo geral, como também de outras atividades que surja ou que se planeje no decorrer da aplicação deste projeto (madrugada do carinho).
6. Criar os grupos de apoio na Juventude que trabalhem com evangelismo, aconselhamento, ética, visitação, escolhendo seus respectivos líderes.
7. Realizar tribunais bíblicos.
8. Realizar culto jovem (em dia específico ou em um domingo por mês) - à escolha do grupo, mas também com a concessão da liderança da igreja.
9. Realizar Congresso Jovem, passeios, lual, acampamento, festas de confraternização
10. Intercâmbio com jovens de outras igrejas.
11. Visitar espaços culturais.
12. Criar grupo de teatro jovem.

VII. CRONOGRAMA: Meramente ilustrativo.

1. Sextas-feiras às 19h30.
2. 28/11/21-Testemunho pessoal.
3. Nos domingos de reunião da Juventude.
4. Nos domingos de reunião da Juventude.
5. Eventos para o próximo ano.
6. 07/11/21 Eleição
7. Em domingos de reunião da Juventude
8. 1º Domingo de cada mês a partir de janeiro.
9. Eventos para o próximo ano.
10. Eventos para o próximo ano.
11. De acordo com o calendário das principais curadorias.
12. A partir da 1ª semana de dezembro.

VIII. RECURSOS DISPONÍVEIS:

HUMANOS: Pastores, Músicos, Jovens interessados, Psicólogos, recursos financeiros,jovens etudantes relatarem seus cursos e testemunhos pessoais.
MATERIAIS: Folhetos, Bíblias, Estudos Bíblicos, Celulares, Computadores, Apps, Convites, Material de entrevista, cão de boasvindas virtual ou não, 

IX. OBSTÁCULOS:
· Falta de recursos materiais e financeiros.
· Desinteresse e falta de participação da juventude da igreja.

Edson e Zuleika Estarneck




PROJETO
“Criança com Cristo cresce Feliz”.

POPULAÇÃO ALVO
Crianças da igreja e da comunidade.

JUSTIFICATIVA
Este projeto será desenvolvido pelo fato de muitas crianças estarem crescendo sem ouvir falar de Jesus e porque as que já tiveram esta oportunidade devem ser trabalhadas de maneira que chegando a meninice ou a adolescência não se esqueçam dos ensinamentos que podem lhes dar uma vida repleta de felicidades e alegrias.

REFERENCIAL TEÓRICO

1) Bíblico/Teológico
De acordo com as Escrituras Sagradas as crianças podem e devem ser instruídas acerca de Deus durante o seu crescimento. Nosso maior exemplo se encontra na vida do próprio Mestre Jesus. A esse respeito Lucas (p. 59, N.T.) escreveu: “ E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.
Da mesma forma também aconteceu com Samuel , que tinha um coração verdadeiramente voltado para o serviço do Senhor (SAMUEL, p. 242, V.T.) e a Timóteo, que desde a tenra idade ouviu da fé (PAULO, p. 202, N.T.).

Esses exemplos, quanto tantos outros existentes na Bíblia, demonstram que estes servos de Deus vivenciaram um processo de desenvolvimento e crescimento progressivo em todos os aspectos de suas vidas. Eles nos prestam referencial a que os salvos devem se mobilizar para tornar Cristo uma realidade na vida das crianças. Mateus (p.34 , N.T.) explicita a ordem de Jesus:“ Portanto ide, fazei discípulos (...) ensinando-as a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias (...)”.

Assim se garantirá aos pequeninos que aceitarem a salvação, dias de muitas felicidades, pois Deus é a grande alegria dos seus servos (SALMISTA, p. 491, V.T.).

2) Educacional
O ensino faz parte da vida porque ele proporciona o aprendizado que resulta a uma mudança de comportamento. O próprio termo educere sugere um significado que tem similaridade a esta afirmação: modificar um estado (LIBÂNEO, p. 64). Planchard (1975: 26) sinaliza que: “(...) educar ... é conduzir de um estado para outro (...)”, dando a entender que o ensino é capaz de transformar crianças, jovens e adultos.

No ensino religioso isso não é diferente, pois acredita-se que a educação é um processo através do qual se desenvolve o conhecimento e a compreensão adquirindo novas atitudes a exemplo de Cristo (SMITH, 1995, p.17).

Tendo por base esta afirmação é que se planeja através deste projeto inculcar na mente das crianças a Palavra de Deus, onde uma vez aprendida, assimilada e aceita as capacitarão a reproduzir um outro comportamento mediante a vida e a fé.

3) Filosófico
Todos os seres humanos, seja em qualquer fase de sua existência anseia por respostas. Raciocinam tirando induções a respeito dos mais variados temas chegando muitas vezes a conclusões corretas ou errôneas. No aspecto religioso se sabe que o homem só satisfará quando se encontrar com Deus (SILVA, 1996, p. 14), e por isso trateremos o aspecto filosófico neste projeto de acordo com os pressupostos da filosofia da educação religiosa que toma por alicerce os ensinamentos fundamentais da fé cristã (EURICO, 1995, p. 2). Aqui a filosofia se volta para a realidade de que é possível à criança conhecer Deus, uma vez que os salvos testifiquem de seu amor e poder para transformá-las em cidadãos que cresçam, não somente em estatura, mas também em graça e conhecimento de Cristo Jesus, sendo profundamente felizes.

4) Sociológico
O mundo em que se vive hoje está cada vez mais caótico. As belezas naturais criadas por Deus estão se tornando escassas em nosso planeta, sem falar nas injustiças e desigualdades sociais, na discriminação, na criminalidade, nas péssimas condições de vida e, entre outros, na mortalidade infantil.

Este projeto vem contradizer esta situação, pois o que se almeja é cooperar para que o mundo se torne melhor começando pelas crianças que nele habitam, proporcionando-as um crescimento saudável de tal maneira que se tornem também ajudantes nesse processo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990, capítulo I , artigo 7, p. : 9) diz: “ A criança ... têm direito a proteção à vida e à saúde ... que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.

5) Psicológico
Este projeto apresenta o enfoque de Carl Rogers e Neill, uma vez que estes teóricos centram-se no ser humano e naquilo que eles têm como experiência, no mais profundo respeito àquilo que é e manifesta (GRANATO, 2001, p. 8 e 9).

Com a prática do que se propõe se criará condições para que as crianças da igreja e da comunidade conheçam as boas novas de salvação resolvendo sua incompletude, inerente a todos os seres humanos sem Deus, partindo do conceito assinalado por Rogers que o aprendizado surge de uma experiência que causou uma visão específica ao ser humano sobre um determinado assunto, ou seja, as crianças terão uma experiência com Deus a partir deste programa e assim absorverão a verdade de Cristo como modelo, para que ela própria cresça feliz.

OBJETIVOS GERAIS
1) Desenvolver o crescimento saudável das crianças nos seus aspectos físico, emocional, social, mental e espiritual
2) Melhorar a qualidade de vida das crianças da igreja e da comunidade
3) Adquirir para o reino de Deus servos fiéis e comprometidos com os seus ensinamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Traduzir numa linguagem simplificada a mensagem de Cristo aos pequeninos.
2) Resolver conflitos interiores ou exteriores que as crianças estejam vivendo.
3) Diferenciar para as crianças a situação do homem com e sem Deus.
4) Construir juntamente com as crianças uma experiência de crescimento feliz na presença de Deus.
5) Aplicar a ordem de Cristo em anunciar o seu evangelho a toda criatura.

CONTEÚDOS
Por este projeto abranger não somente o aspecto espiritual, mas também o social, o psíquico, o emocional e o físico, abordará assuntos como: o crescimento e a influência de Jesus neste processo, histórias bíblicas relacionadas ao desenvolvimento físico e espiritual de grandes servos de Deus ( Moisés, Samuel, Daniel, Jesus, Timóteo e outros), histórias morais, salvação, perdão, amor, Bíblia, Deus, Jesus, família, obediência, igreja, saúde e higiene. Nas atividades serão feitas obras de pintura, desenho, teatro ... e brincadeiras diversas.

Cada item citado pode ser colocado em prática de maneiras diferentes. Ex.: Quando o assunto for higiene poderá ser feito uma palestra e a aplicação de flúor. Para falar do grande amor de Deus pela humanidade, fazer uma peça de teatro, circo ou fantoche e assim consecutivamente.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para que este projeto seja colocado em prática será preciso apresentá-lo ao Pastor e a Assembléia da igreja para sua devida aprovação, selecionar e reunir os líde-

res voluntários, telefonar para profissionais específicos que não estão disponíveis na igreja combinando dia de sua atuação, produzir cartazes, faixas e convites para serem distribuídos na igreja e na comunidade, ir às ruas com irmãos caracterizados de algum personagem ( palhaço ou semelhante ) tendo em mãos pirulitos colados nos convites e bolas para atrair as crianças, preencher no dia da realização do projeto fichas identificação, pegar verba na tesouraria, comprar os mantimentos para o almoço e o café da tarde, materiais didáticos e outros que forem necessários, cobrir gastos dos profissionais convidados, receber as crianças, coordenar os líderes que cooperarão, executar o projeto, avaliar os resultados juntamente com a equipe e mais adiante com os responsáveis e as próprias crianças, prestar contas de tudo o que foi gasto.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A prática do projeto será avaliada por meio de questionários, pesquisa oral informal e através de dinâmicas de grupo.

RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS
Participará destes programas educadores religiosos, professores, cozinheiras, pastores, assistentes sociais, psicólogos, médicos, cantores, recreadores, artistas plásticos e cênicos, todos cristãos.

Será usado a maior variedade possível de materiais didáticos durante a apresentação dos conteúdos e das atividades de fixação e recreação. Fantoches, filmadora, retroprojetor, projetor de slides, instrumentos musicais, vídeo, telão, cartazes, álbum seriado, figuras, lápis para colorir, tinta guache, massa de modelar, cola colorida, gliter, lápis comum, borracha, papéis diversos, tesoura, cola branca, pincéis atômicos, aventais etc.

Estima-se que, em se realizando este projeto tal como ele propõe, haverá um custo de aproximadamente (R$...) sendo previsto um número expressivo de crianças para almoçar, lanchar, fazer atividades e exercícios, sem esquecer dos demais itens que devem ser considerados, como a propaganda, xerox, gastos com preletores de fora e suas aparelhagens, quando as tiverem etc.

CRONOGRAMA
Na verdade se pretende que a realização deste projeto seja a longo prazo, por isso o cronograma será feito na perspectiva do ano vigente.

 * Culto Infantil baseado no tema “Jesus me ajuda a crescer”

* Atividades de fixação

* Recreação

* Atendimento clínico

* Palestra sobre higiene bucal e aplicação de flúor

* Apresentação de palhaços sob o tema “Jesus foi criança como eu”

* Brincadeiras

 * Atração musical infantil trabalhando o tema “Crianças da Bíblia que cresceram felizes obedecendo a Deus”

* Representações artísticas através do desenho e da pintura

* Recreação

 * Culto Infantil voltado para a salvação dos pequeninos

* Trabalhos de fixação

* Filme

 * Culto Infantil baseado no tema “Criança com Cristo cresce feliz”

* Tarde teatral 

CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
1) Referências Bíblicas: Lucas 2:52, I Samuel 2:18, II Timóteo 1:5, Mateus 28:19 e 20, Salmo 43:4.
2) KIRK (1982 – p. 7 a 11; 30 a 31)
3) Estatuto da criança e do adolescente (1990 – p. 7 a 19; 37 a 39)
4) SILVA (1996 – p. 9 a 15)
5) ARANHA e MARTINS (p. 71 a 76)
6) HAYWARD (p. 83 a 92)

BIBLIOGRAFIA 

TRIBLE, H. D. Nossas doutrinas 7ª edição. Rio de Janeiro: Junta de Educação de Religosa e Publicações, 1989. 

SILVA, Luzinete Mendonça (org.). “A Ética da Educação-Teologia Cristã”. In.: ___ . Ética do Educador – Rio de Janeiro: STBSB. Curso de Educação, 1996.

SMITH, Cathryn. “A Missão Educacional da Igreja”. In.: ___ . Programa de Educação Religiosa. 6ª ed. ver. Atual. e ampl. Rio de Janeiro: JUERP, 1995.

KIRK, Maxie Crawford. Os Pequeninos crescem ... espiritualmente. 1ª ed. Rio de Janeiro: UFMBB, 1982.

KEY, Naomi Cowsert. Os Pequeninos crescem ... mental e emocionalmente. 1ª ed. Rio de Janeiro: UFMBB, 1982.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. 9º imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SCHNEIDERS, Amélia e CORREA, Avelino A. “Eu Estou Crescendo”. In.: ___ . De Mãos Dadas. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.ANGUS, Eugene Jack. “Uma Introdução à Instrução”. In.: ___ . Escola Bíblica de Férias:como alcançar pessoas e ensinar-lhes a Bíblia. Rio de Janeiro: JUERP, 1992.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. “O Que é Filosofia?”. In.: ___ . Filosofando – Introdução à Filosofia.

GRANATO, Cíntia Ândria de Souza. Apostila de Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, 2001.

COLLOR, Fernado. “Dos Direitos Fundamentais”. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Diário Oficial da Repúlica Federativa do Brasil. Sec. I., 1990.

EURICO, Regina. “Pressupostos Filosóficos da Educação Religiosa”. In.: ___ . Apostila de Educação Religiosa. Rio de Janeiro, 1995.

ALMEIDA, João Ferreira. A Bíblia Anotada. São Paulo: Mundo Cristão, 1994.

ALMEIDA, João Ferreira. A Bíblia Sagrada: de acordo com os melhores textos. 5ª imp. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1990.

HAYWARD, Armstrong. “Bases Socioculturais e Psicológicas da Educação Cristã”. In.: ___ . Rio de Janeiro, JUERP, 1992.

TIDWELL, J. B. Visão Panorâmica da Bíblia. São Paulo: Edições Vida Nova, 1991.

AUTORIA DO PROJETO:
Zuleika Alves Fontes Estarneck.

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