Culto Infantil
CULTO
Conceitos:
a) De Jesus: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mateus 4:10 b) – É ordem divina.
b) De Paulo: “Rogo-vos pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).
c) Outros: a) Uma atitude de adoração com liberdade de expressão”; b) “Encontro com Deus, independente do local”; c) “É o momento que individualmente ou em grupo expressamos e reconhecemos a soberania de Deus”
CONDIÇÕES PARA UM VERDADEIRO CULTO A DEUS
a) Deus quer exclusividade: Mateus 4:10 b, I Samuel 7:3, Êxodo 19 e 20
b) Exige reverência: Levítico 19:30, Salmo 89:7
c) Requer santidade e pureza: Salmo 24:3-4, Levítico 11:34
d) Santidade implica na separação do profano: Êxodo 19 e Levítico 10
ATITUDES NO CULTO
Texto Básico: Salmo 95:1-6
Atitudes que encontramos no salmo: cantar alegremente, gratidão, celebração, exaltação, adoração, humildade, reverência, reconhecimento da soberania de Deus.
![]() |
https://www.2rdsemijoias.com.br/a/zuleikafontes |
PEDRAS FUNDAMENTAIS
As pedras fundamentais são baseadas nos seguintes textos bíblicos: Colossenses 3:16-17, Efésios 5:19, I Coríntios 14:26, Atos 2:14-16
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O CULTO INFANTIL
* O culto deve iniciar à vida da criança elementos como: oração, cânticos e pregação;
* A experiência deve ser um culto verdadeiro e não um cultinho;
* O culto das crianças não deve ser uma imitação do culto dos adultos, mas tudo deve ser apropriado para a faixa etária que será atendida;
*O culto deve ser uma experiência de louvor e adoração verdadeira;
* O líder e não as crianças devem planejar o culto;
* O culto é flexível porque tudo pode mudar de acordo com os interesses das crianças e quando se sente que Deus está agindo especificamente;
* Incentivar as crianças a levarem a Bíblia para o culto infantil para que seja utilizada na leitura dos textos bíblicos;
* A mensagem deve ser preparada pensando nas necessidades das crianças;
* As atividades usadas no culto devem ser baseadas nas habilidades das crianças;
* O líder deve planejar o culto pensando nos interesses de seu grupo;
* Iniciar o culto fazendo uma preparação especial com as crianças;
* O líder deve planejar o culto com antecedência;
* As crianças não devem ser passivas, mas devem participar ativamente do culto;
* Tudo que é feito durante o culto deve ser baseado num tema central;
* O culto deve ser sempre criativo;
* O culto deve ter como alvo levar as crianças a conhecer melhor a Deus;
* No final do culto a criança deve responder a revelação de Deus com uma expressão de compromisso ou serviço.
RESULTADOS NA VIDA DAS CRIANÇAS
* Reconhecimento da necessidade de Deus;
* Fortalecimento da fé através do contato com Deus;
* Identificação com os planos de Jesus e o compromisso de fazer a vontade de Deus;
* Realização pessoal porque fomos feitos para estar em comunhão com o Senhor;
* Poder espiritual.
CÂNTICOS PARA CRIANÇAS
a) Planejamento:
* Objetivos: O que ensinar; o que se espera alcançar.
* Materiais: Materiais didáticos (gravuras, ilustrações, cartazes, instrumentos, gravações etc).
* Motivação: Procurar estimular a curiosidade das crianças para despertar sua vontade de aprender o cântico.
* Método: O processo de comunicação.
* Avaliação: Se houve aprendizagem fácil; se foi estabelecida uma comunicação; se o cântico instrui, fortaleceu os conceitos; se tiveram prazer em cantar.
b) Recomendações gerais: Os hinos ou cânticos espirituais devem ser escolhidos tendo em mente a adoração, o crescimento espiritual e o uso de dons (Efésios 1:6).
c) Quanto à letra: Deve ser objetiva, levando em conta a faixa etária, ter uma verdadeira concepção de Deus e apresentar a Cristo como Salvador, ser de fácil compreensão, possuir mensagem doutrinária e principalmente ser bíblica.
d) Quanto à música: Deve ser simples, agradável, apropriada, de ritmo fácil, com música e a letra se completando.
e) Quanto ao ensino: Ensinar a criança sentar-se corretamente com os dois pés no chão e costas eretas, não exigir que a criança “cante forte”, saber perfeitamente o cântico e abolir os improvisos, cantar primeiro o cântico todo, ensinar a letra frase por frase, letra e música e sendo a música extensa, ensinar por trechos em cada reunião. No caso de usar quadro-de-giz, figuras etc estes deverão estar previamente preparados.
ALVOS PARA O CULTO INFANTIL
* Entender e apreciar melhor a Bíblia;
* Entender por que usamos a Bíblia;
* Aprender como Deus quer que ela viva;
* Querer agradar a Deus;
* Sentir que Jesus é seu amigo;
* Saber que ela tem um lugar nos planos de Deus;
* Ter uma preparação para conversão;
* Desenvolver a habilidade de participar ativamente e inteligentemente dos cultos;
* Relacionar as verdades Bíblicas com as experiências diárias;
* Entender o que é ser membro da igreja;
* Gostar da igreja;
* Participar com a família de Deus do culto e do louvor;
* Desenvolver relacionamentos saudáveis com outros membros da família de Deus;
* Experimentar e apreciar momentos de comunhão e confraternização.
CARACTERÍSTICAS ESPIRITUAIS DAS CRIANÇAS
0 a 2 anos:
· Deus é uma ideia vaga, associado com os pais;
· A natureza de Deus é ilustrada através dos exemplos e atitudes dos adultos;
· Descobrem a fé através de ambientes seguros e pessoas que cuidem dela;
· Está formando o conceito de si mesma e lançando a base para estabelecer intimidade com Deus e com os outros.
2 a 4 anos:
· Entendem que Deus as ama;
· Fazem uma associação entre Deus e suas maravilhas;
· Podem entender que a Bíblia é diferente de outros livros;
· Gostam da rotina, de músicas e orações repetidas;
· Entendem uma história bíblica ligada a um tema;
· Entendem que Deus cuida de nós;
· Confundem Deus e Jesus.
4 a 6 anos:
· Deus é uma pessoa;
· Querem agradar a Jesus, seu amigo;
· Tem curiosidade sobre a morte (medo às vezes);
· Confiam em Deus e nos outros;
· Começam a entender a diferença entre o certo e o errado;
· Gostam de dias especiais (Natal, Páscoa);
· Têm curiosidade sobre coisas religiosas (ex.: Quem fez Deus?);
· Precisam se sentirem aceitas por Deus;
· Podem sentir a grandeza de Deus e ficarem maravilhadas: são capazes de prestar culto verdadeiro.
6 a 8 anos:
· Podem conhecer Jesus como “Deus que se fez o homem”;
· Apreciam a Bíblia e gostam de lê-la;
· Oram pedindo coisas, confiam que Deus responderá;
· Querem agradar a Jesus;
· A justiça é muito importante (perdão é um conceito difícil);
· Informam-se sobre o mundo dos espíritos através dos desenhos na TV e pela internet;
· Têm entendimento da Bíblia de um modo bem concreto;
· Confundem realidade e fantasia;
· O relacionamento com Deus é crescente.
9 a 12 anos:
· Aprendem a ter fé através da prática;
· É a idade de dúvidas e conflitos no campo da fé;
· A oração é uma conversa pessoal;
· Gostam dos cultos quando os entendem;
· Têm um alto padrão de conduta cristã;
· Têm interesse na história da igreja e os heróis;
· Alguns estão prontos para a decisão em Cristo;
· Podem distinguir entre Deus e os adultos.
COMO AS CRIANÇAS CULTUAM
a) Culto Espontâneo: Acontece sem previsão quando a criança expressa um sentimento acerca de Deus. Não é possível programar estes momentos, mas o bom líder está pronto para aproveitá-los. É a característica das crianças de até quatro anos. Elas não podem prestar atenção mais que um ou dois minutos; então um culto estruturado não é interessante para elas. Seu vocabulário é bem limitado e por isso, é mais interessante programar atividades que as deixem se movimentar, explorar, tocar, manipular, etc. Funcionam melhor quando trabalham sozinhas e não em grupos. O líder deve providenciar materiais que incentivem momentos de culto.
b) Culto Informal: As crianças de quatro a seis anos participam de culto informal. É um pouco mais estruturado porque elas podem participar das atividades em conjunto com mais sucesso. Ainda precisam de muito culto espontâneo, mas com esta faixa etária, terá mais planejamento. O culto incluirá conversação, perguntas, músicas para enfatizar o tema, oração breve, pensamentos bíblicos, oferta e histórias. O professor deve ser flexível, pronto para conduzir conversas, preparado para cantar espontaneamente e para usar um pensamento bíblico a qualquer momento apropriado.
c) Culto Formal: As crianças de 7 a 12 anos já estão prontas para um culto mais formal. Ela precisa de mais tempo na experiência do culto e menos em atividades. Ela é capaz de ler a Bíblia, cantar os hinos, etc. Podem apreciar a beleza e sentir a emoção do culto. Podem começar a entender o simbolismo de certos elementos no culto. Tem capacidade de dirigir algumas partes do culto. Elas devem ter a chance de participar nos elementos básicos de qualquer culto. De fato, um bom ambiente, com todos os elementos, pode facilitar o culto, mas não pode garantir que as crianças vão cultuar mesmo. Ainda assim, devemos fazer nossa parte criando um ambiente onde as crianças possam responder a Deus com atos de adoração.
COMO ENTREGAR UMA MENSAGEM PARA CRIANÇAS
Uma mensagem de três minutos num dos cultos de domingo pode envolver as crianças de 4 a 11 anos numa experiência significante de culto e proporcionar uma alternativa a um culto separado somente para as crianças. Um sermão bem planejado e bem apresentado pode ser um dos momentos mais importantes no culto infantil.
Um sermão para crianças não acontece à toa. A experiência já provou que há certas normas que devem ser obedecidas. As seguintes sugestões podem ser úteis na entrega de um sermão eficaz para crianças.
1) Faça-o simples. Lembre-se de que está falando a crianças que vivem num mundo bem diferente daquele dos adultos.
2) Faça-o curto. Abrevie a mensagem para falar no máximo 5 minutos.
3) Fale às crianças ao seu nível e olhe bem nos seus olhos.
4) Use objetos conhecidos para visualizar o tema do sermão. O uso de um telefone como adereço pode ilustrar o tema que a oração é uma conversa com Deus. Para uma mensagem de Páscoa, use um casulo para mostrar como a lagarta vira uma borboleta. Bolhas de sabão, massinha e mapas podem ser muitos úteis para se ilustrar um sermão. Fazer perguntas a elas também ajuda bastante.
DEZ ESTILOS DE SERMÕES PARA CRIANÇAS
1) Lição com objetos
2) Contando uma história da Bíblia
3) Usando fantoches
4) Utilizando flanelógrafo
5) Cantando
6) Explicando os símbolos da igreja (batistério, mesa da ceia, objetos do santuário)
7) Drama
8) Atividades / diálogos
9) Trilha sonora (crianças acompanham a história fazendo barulhos apropriados a ela)
10) Celebrações especiais (Dia de Pentecostes, Páscoa, Natal)
11) Mídias digitais
PROGRAMA DE CULTO INFANTIL
Faixa etária: 4 a 6 anos
I. Conhecendo o amor de Deus
a) Criando o mundo
1. Deus fez os céus e a terra
2. Deus fez as plantas
3. Deus fez os animais
4. Deus fez o homem
b) Conduzindo seu povo
1. Deus liberta o povo da escravidão – Moisés
2. Deus sustenta o povo no deserto
3. Deus dá a terra prometida
4. Deus escolhe um rei
c) Enviando Jesus
1. O maior presente de Deus
2. Jesus, uma criança como nós
3. Jesus, um amigo sempre
4. Jesus, ajuda as pessoas
II. Aprendendo a cultuar
a) Através do louvor
1. Um cântico de vitória – Jeosafá
2. Um cântico de paz – Davi
3. Um cântico de alegria – Maria
4. Um cântico na prisão – Silas e Paulo
b) Através da oração
1. Orando como Jesus
2. Agradecendo a Deus – Ana
3. Um pedido inteligente – Salomão
4. Uma oração de louvor – Davi
c) Através do perdão
1. Praticando o perdão – credor incompassivo
2. O perdão de um pai – Filho pródigo
3. Pedindo perdão – Onésimo
4. Recebendo perdão – a mulher adúltera
III. Aprendendo com Jesus
a) A igreja
1. Somos todos diferentes
2. O exemplo do batismo
3. Uma festa de amor
4. Um dia especial – Domingo
b) Histórias que Jesus contou
1. A moeda perdida
2. Falando e praticando
3. O bom samaritano
4. Amigos e inimigos
c) Lugares que ele visitou
1. O templo
2. Uma grande festa
3. Um poço de água
4. O túmulo de um amigo
IV. Aprendendo a servir
a) Na igreja
1. Ajudando o profeta
2. Servindo no templo com louvor - levitas
3. Um pastor amoroso – Barnabé
4. Um trabalho importante
b) No dia-a-dia
1. Servindo a Deus longe de casa – a serva de Naamã
2. Uma grande ajudadora – Dorcas
3. Uma grande construção – Neemias
4. Servindo com sua casa – Lídia
c) Ao próximo
1. Uma mulher bondosa – a mulher sunamita
2. Veio para servir – Jesus com os discípulos
3. Um ato de amor – Rute
4. Maria sabe servir escutando
ORGANIZANDO SEU PROGRAMA
1. Determine seus objetivos: baseados nas necessidades da igreja e das crianças
2. Mostrar estes objetivos à liderança da igreja (informalmente) para aprovação
3. Traçar os primeiros planos:
3.1. Lugar – qual sala será usada?
3.2. O grupo – qual faixa etária será envolvida?
3.3. Currículo – quem vai planejar o conteúdo dos cultos?
3.4. Horário – culto da manhã e/ou à noite?
3.5. Liderança – quem será a pessoa responsável? Qual tipo de escala de líderes será utilizada?
4. Levar estes planos até o pastor (liderança da igreja) para sugestões e discussões.
5. Aprovação da igreja
6. Preparação do currículo
7. Alistamento de liderança
8. Treinamento da liderança
9. Marcar datas para começar os cultos
10. Reunir com os outros líderes das crianças para conseguir compreensão e cooperação
11. Preparar a igreja para o culto
11.1. O pastor falando do púlpito
11.2. Informações no boletim ou quadro de avisos
11.3. Reuniões com os pais
12. Reunir e planejar o primeiro mês com a liderança
13. Verificar que tudo está pronto (escala de líderes, salas, material etc)
14. Comece!
BIBLIOGRAFIA
FONSECA, Peggy Smith da. Apostila de Culto Infantil. Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER). Rio de Janeiro, 1994.
ANEXO 1
SUGESTÃO DE RELATÓRIO SEMANAL DE CULTO INFANTIL
Nome do Dirigente e dos auxiliares: ________________________________________________
Data: ______________________
Tema: ________________________________________________________________________
Leituras Bíblicas: _______________________________________________________________
Cânticos entoados: ______________________________________________________________ Desenvolvimento do Culto:
Material utilizado: ___________________________________________________________________
Atividades de fixação: ________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Número de presentes: _________________________________________________________________
Houve conversões? Quantas? Citar também o nome das crianças_______________________________
Observações: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________
Assinatura do Dirigente do Culto
Comentários