Integração e discipulado de crianças
Ganhar e
edificar andam sempre juntos nas páginas das Escrituras. Não há no novo
testamento nenhum exemplo de evangelismo sem consequente edificação. Somente
assim poderemos atingir as crianças tornando-as verdadeiras discípulas de
Jesus.
Da mesma forma que a semeadura, a rega e a ceifa no evangelismo exigem tempo, assim a integração não se faz num abrir e fechar de olhos. Não é um ato, mas um processo que exige esforço, paciência e boa vontade. Não há caminho rápido para se alcançar a maturidade espiritual e para o aperfeiçoamento do crente.
1. O Exemplo do Novo Testamento
Nenhuma outra matéria é tão largamente ensinada e ilustrada
no Novo Testamento do que a integração pessoal, conjugada e constante na
igreja. A maioria das cartas de Paulo, Pedro e João visam à integração dos
novos na fé (Cl 1:28). O termo “anunciamos” indica a proclamação da mensagem
evangelística, já o termo “ensinando” indica que os ganhos pela mensagem eram
levados, através de um processo de instrução até a plenitude de vida em Cristo.
A expansão do evangelho no primeiro século foi surpreendente.
Os primeiros discípulos obedeceram o mando do Senhor de ir a todo mundo,
pregando e ensinando, e o fizeram ao ponto de levar seus contemporâneos a
protestarem: “... Estes que tem transtornado o mundo chegaram também aqui” (At
17:6).
Como e por que aquele pequenino grupo, apenas 120 no dia de Pentecostes, cresceu naquela espantosa proporção e com tanto poder e intrepidez? É que aqueles primitivos ganhadores de almas não se satisfaziam em conseguir apenas conversões. Eles implantavam nos seus convertidos as verdades de Deus de tal modo, que estes se faziam, por sua vez, transformadores de vidas e nações. Para eles, ser cristão No Novo Testamento toda integração é dirigida no sentido das necessidades individuais, mas infelizmente o aspecto pessoal da integração é o nosso ponto mais fraco, quando devia ser o centro de nossas atenções.
2. A Criança Nova
Convertida
Toda criança precisa de cuidados, e no aspecto espiritual isso não é diferente. Na integração ou discipulado de crianças novas convertidas é preciso que o discipulador a olhe como um bebê na fé e supra suas necessidades de amor (I Jo 3:16), de alimentação (I Pe 2:2), de proteção (I Pe 5:8), de ensino (I Co 3:10-15) e de ser guiada à maturidade (Cl 1:28).
3. Como Conseguir a
Integração da Criança
3.1. Através do contato pessoal
3.2. Pela oração pessoal
3.3. Através de um representante pessoal
3.4. Enviando meios de comunicação variados
4. Iniciando o Discipulado
Antes de iniciar o
trabalho de discipulado e integração com a criança, observe os seguintes
passos:
4.1. Fale
com os responsáveis pela criança sobre a decisão que ela tomou.
4.2.
Providencie um orientador espiritual ou um discipulador para acompanhar a
criança e a manter contato com ela,
ajudando-a a continuar crescendo espiritualmente.
4.4.
Organize uma classe de discipulado para as crianças que fizeram uma decisão por
Cristo.
4.5. Escolha um programa de ensino bíblico para o discipulado.
REFERÊNCIAS
Crianças para Jesus: manual do programa de evangelização de crianças da
Junta de Missões Nacionais – Rio de Janeiro: Convicção, 2010.
Moore, Waylon B. Integração segundo o Novo Testamento. Trad. De Elvira
Moraes Lustosa. 6ª ed. Rio de Janeiro, JUERP, 1990.
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