O que é ensino bíblico e o papel do professor



1.0. O que é ensino e o papel do professor?
1.1.     Ensinar é ajudar os outros a aprender
1.2.     Ensinar é orientar
1.3.     Ensinar é cuidar
1.4.     Ensinar é interpretar
1.5.     O professor deve se preocupar com o crescimento das pessoas.

2.   O papel do professor, portanto é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos para o estudo, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

2.1.     Mas, qual é a dinâmica do processo de ensino?
A didática utiliza da palavra “mediação” para expressar o papel do professor no ensino, isto é, mediar  a relação entre aluno e o objeto de conhecimento. Na verdade, trata-se de uma dupla mediação: primeiro, tem-se a mediação cognitiva, que liga o aluno ao objeto de conhecimento; segundo, tem-se a mediação didática, que assegura as condições e os meios pelos quais o aluno se relaciona com o conhecimento. Sendo assim, a especificidade  de toda a didática está em propiciar as condições ótimas de transformação das relações que o aprendiz mantém com o saber.

2.2.     O quê? A quem? Como?
O professor envolvido com o ensino bíblico tem de estar ciente dos 3 aspectos de sua tarefa:
      Deve conhecer a Bíblia;
      Deve conhecer os seus alunos, suas necessidades, carências e ter um envolvimento pessoal com eles.
      Deve ter o conhecimento didático e técnico para o ensino.

3.0. Atividades didáticas devem atingir os alunos inteiramente, ou seja, eles devem participar ouvindo, falando e interagindo com a aula em todos os seus sentidos. Assim, aprenderá mais facilmente.






4.0. O ensino deve estar baseado em objetivos e metas.

5.0 Existem muitas técnicas de ensino a serem usadas pelo professor.

6.0. Relação de métodos/procedimento para o ensino bíblico.

6.1. Painel-Parlamentado
6.2. Pequenos Grupos de Estudo
6.3. Dramatização
6.4. Estudo de Casos
6.5. Explosão de ideias
6.6. Equipe de observadores
6.7. Debate
6.8. Discussão formal
6.9. Simpósio
6.10. Simpósio Parlamento
6.11. Perguntas e Respostas

7.0. Plano de aula


PLANO DE AULA BÁSICO


1)     PÚBLICO ALVO:
___________________________________________________________________________________
2)     TEMA:
 ___________________________________________________________________________________
3)     OBJETIVO:
___________________________________________________________________________________
4)     CONTEÚDO:
___________________________________________________________________________________
5)     RECURSO / TÉCNICA DE ENSINO:
___________________________________________________________________________________
6)     AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________




Referência Bibliográfica:
Coleman Júnior, Lucien E. Como Ensinar a Bíblia, 3ª ed., Rio de Janeiro: JUERP, 1992.

 









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