O que é ensino bíblico e o papel do professor
1.0. O que é ensino e o
papel do professor?
1.1.
Ensinar
é ajudar os outros a aprender
1.2.
Ensinar
é orientar
1.3.
Ensinar
é cuidar
1.4.
Ensinar
é interpretar
1.5.
O
professor deve se preocupar com o crescimento das pessoas.
2. O papel do professor,
portanto é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar
tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos para
o estudo, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos
a fim de que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.
2.1.
Mas,
qual é a dinâmica do processo de ensino?
A didática utiliza da
palavra “mediação” para expressar o papel do professor no ensino, isto é,
mediar a relação entre aluno e o objeto
de conhecimento. Na verdade, trata-se de uma dupla mediação: primeiro, tem-se a
mediação cognitiva, que liga o aluno ao objeto de conhecimento; segundo, tem-se
a mediação didática, que assegura as condições e os meios pelos quais o aluno
se relaciona com o conhecimento. Sendo assim, a especificidade de toda a didática está em propiciar as
condições ótimas de transformação das relações que o aprendiz mantém com o
saber.
2.2.
O
quê? A quem? Como?
O professor envolvido com o ensino bíblico tem de
estar ciente dos 3 aspectos de sua tarefa:
•
Deve
conhecer a Bíblia;
•
Deve
conhecer os seus alunos, suas necessidades, carências e ter um envolvimento
pessoal com eles.
•
Deve
ter o conhecimento didático e técnico para o ensino.
3.0.
Atividades didáticas devem atingir os alunos inteiramente, ou seja, eles devem participar ouvindo, falando e interagindo com a aula em todos os seus sentidos. Assim, aprenderá mais facilmente.
4.0. O ensino deve estar
baseado em objetivos e metas.
5.0
Existem muitas técnicas de ensino a serem usadas pelo professor.
6.0. Relação de
métodos/procedimento para o ensino bíblico.
6.1.
Painel-Parlamentado
6.2. Pequenos Grupos
de Estudo
6.4. Estudo de Casos
6.5. Explosão de
ideias
6.6. Equipe de
observadores
6.7. Debate
6.8. Discussão formal
6.9. Simpósio
6.10. Simpósio
Parlamento
6.11. Perguntas e
Respostas
7.0. Plano de aula
PLANO DE AULA BÁSICO
1)
PÚBLICO
ALVO:
___________________________________________________________________________________
2)
TEMA:
___________________________________________________________________________________
3)
OBJETIVO:
___________________________________________________________________________________
4)
CONTEÚDO:
___________________________________________________________________________________
5)
RECURSO
/ TÉCNICA DE ENSINO:
___________________________________________________________________________________
6)
AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________
Referência
Bibliográfica:
Coleman
Júnior, Lucien E. Como Ensinar a Bíblia, 3ª ed., Rio de Janeiro: JUERP, 1992.
Comentários