O “Show de Truman" e correlações com o Behaviorismo

 

SINOPSE

            O filme “Show de Truman” conta a história de um menino que foi adotado por uma agência de T.V., onde seu grande idealizador o confina a viver num mundo “fictício” criado especialmente para presenciar seu nascimento e crescimento. Espectadores de todos os lugares  acompanhariam o desenrolar de sua história: “seu casamento, a morte do pai...”

            Truman, o personagem principal do enredo, em determinado momento começa a desconfiar das pessoas e das situações a sua volta, e numa atitude corajosa, enfrenta seus medos, faz grandes descobertas, lutando até o fim por sua liberdade. Consegue sair do cenário fictício de seu mundo adentrando à porta que o direcionaria para o “real”.

CORRELAÇÕES COM O BEHAVIORISMO

I.           Todas as vezes que o diretor do programa acrescentava  algo de novo à vida de Truman, como por exemplo conhecer a garota pela qual se apaixonou, se pode entender que tais fatos eram estímulos, que provocariam uma resposta observável através do comportamento do rapaz.

II.                O filme tem por foco o comportamento de um ser humano, que é justamente o objeto de investigação do Behaviorismo.

III.       Fatos novos são inseridos na vida de Truman sem levar em consideração suas emoções, afetos e necessidades, isto é, seu mundo interior, que é subjetivo. Aqui se encontra outra correlação, pois o Comportamentalismo leva em consideração somente aquilo que pode ser observado objetivamente, resgistrado e quantificado.

IV.             Há uma demonstração clara de que as interferências na vida do personagem principal eram feitas não levando em consideração onde chegariam, mas  sim em o que fazer  para se obter dele o comportamento desejado. Ex.: nascer do sol, chuva, tempestade, onda (métodos).

V.                Tendo por base o conhecimento de que na abordagem Behaviorista se entende que é possível interferir no comportamento de uma pessoa modificando-o numa direção previsível, onde ações são controladas e resultados são obtidos, cito as passagens em que o protagonista tenta ir a outra cidade sendo constantemente impedido (fogo, ponte, vazamento químico), a tempestade simulada (quando tenta fugir), a “morte do pai” e outras, como prova de que a interferência e o controle, de fato obtiveram um resultado. Na primeira circunstância o rapaz acaba voltando para casa, na segunda prossegue a viagem alcançando seu objetivo, e na última responde a situação demonstrando medo e trauma, recuando todas as vezes que era submetido àquela lembrança negativa. Aliás, o próprio diretor aparece em rede de T.V. dizendo que  tudo que inseriam na vida de Truman era planejado objetivando a observação de suas ações ao público.

VI.             A vida de Truman era um show mundial porque o educavam e reeducavam para que fosse o que desejavam, assim como na concepção de Watson.

VII.          O comportamento desejado de Truman era instalado e mantido por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: Presenciar o “pai” caindo no mar, vê-lo rapidamente e mais adiante a descoberta de que não estava morto, proporcionando-o vivenciar um ciclo onde os reforçadores eram gradativamente inseridos, acontecendo o processo estímulo-resposta  num reflexo condicionado.

VIII.       Até certo momento do filme Truman não se dá conta de que a realidade do meio que vivia era falsa, isto porque de acordo com o Behaviorismo de Skinner o homem é produto de seu meio, aonde se condiciona e se adapta.

IX.             Descobrir que havia outro mundo real atrás daquela porta foi para o personagem adquirir conhecimento.

X.                Truman era visto como uma mercadoria, algo a ser moldável por métodos e recursos científicos.

Por Zuleika Alves Fontes Estarneck

 

           

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