O “Show de Truman" e correlações com o Behaviorismo
SINOPSE
O filme “Show de Truman” conta a
história de um menino que foi adotado por uma agência de T.V., onde seu grande
idealizador o confina a viver num mundo “fictício” criado especialmente para
presenciar seu nascimento e crescimento. Espectadores de todos os lugares acompanhariam o desenrolar de sua história:
“seu casamento, a morte do pai...”
Truman, o personagem principal do enredo, em determinado momento começa a desconfiar das pessoas e das situações a sua volta, e numa atitude corajosa, enfrenta seus medos, faz grandes descobertas, lutando até o fim por sua liberdade. Consegue sair do cenário fictício de seu mundo adentrando à porta que o direcionaria para o “real”.
CORRELAÇÕES
COM O BEHAVIORISMO
I. Todas as vezes que o diretor do programa
acrescentava algo de novo à vida de
Truman, como por exemplo conhecer a garota pela qual se apaixonou, se pode
entender que tais fatos eram estímulos, que provocariam uma resposta
observável através do comportamento do rapaz.
II.
O filme tem por foco o comportamento de um ser humano,
que é justamente o objeto de investigação do Behaviorismo.
III. Fatos novos são inseridos na vida de Truman sem levar
em consideração suas emoções, afetos e necessidades, isto é, seu mundo
interior, que é subjetivo. Aqui se encontra outra correlação, pois o
Comportamentalismo leva em consideração somente aquilo que pode ser observado
objetivamente, resgistrado e quantificado.
IV.
Há uma demonstração clara de que as interferências na
vida do personagem principal eram feitas não levando em consideração onde chegariam, mas sim em o
que fazer para se obter dele o comportamento desejado.
Ex.: nascer do sol, chuva, tempestade, onda (métodos).
V.
Tendo por base o conhecimento de que na abordagem
Behaviorista se entende que é possível interferir no comportamento de uma
pessoa modificando-o numa direção previsível, onde ações são controladas e
resultados são obtidos, cito as passagens em que o protagonista tenta ir a
outra cidade sendo constantemente impedido (fogo, ponte, vazamento químico), a
tempestade simulada (quando tenta fugir), a “morte do pai” e outras, como prova
de que a interferência e o controle, de fato obtiveram um resultado. Na
primeira circunstância o rapaz acaba voltando para casa, na segunda prossegue a
viagem alcançando seu objetivo, e na última responde a situação demonstrando
medo e trauma, recuando todas as vezes que era submetido àquela lembrança
negativa. Aliás, o próprio diretor aparece em rede de T.V. dizendo que tudo que inseriam na vida de Truman era planejado
objetivando a observação de suas ações ao público.
VI.
A vida de Truman era um show mundial porque o educavam
e reeducavam para que fosse o que desejavam, assim como na concepção de Watson.
VII.
O comportamento desejado de Truman era instalado e
mantido por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: Presenciar o
“pai” caindo no mar, vê-lo rapidamente e mais adiante a descoberta de que não
estava morto, proporcionando-o vivenciar um ciclo onde os reforçadores eram
gradativamente inseridos, acontecendo o processo estímulo-resposta num reflexo
condicionado.
VIII.
Até certo momento do filme Truman não se dá conta de
que a realidade do meio que vivia era falsa, isto porque de acordo com o
Behaviorismo de Skinner o homem é produto de seu meio, aonde se condiciona e se
adapta.
IX.
Descobrir que havia outro mundo real atrás daquela
porta foi para o personagem adquirir conhecimento.
X.
Truman era visto como uma mercadoria, algo a ser
moldável por métodos e recursos científicos.
Por Zuleika Alves Fontes Estarneck
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