Educação Religiosa Cristã


Etimologicamente há duas formas latinas que esclarecem o sentido da palavra educação: “educare (alimentar, cuidar, criar – referido às plantas, aos animais, como às crianças); educere (tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado)” (LIBÂNEO, 2000 - p. 64).

Planchard diz que educar “é conduzir de um estado para outro, é agir de maneira sistemática sobre o ser humano, tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio”. Portanto, o ato de educar seria a transmissão de princípios, valores, costumes, idéias, normas sociais e regras de vida a pessoas de todas as idades (1975: 26 apud. LIBÂNEO, 2000 - p. 65).

Embora vários sejam os autores que discutem sobre o tema, uma coisa todos tem em comum: considerar a educação como um processo de desenvolvimento, onde o ser humano se transforma a cada dia, inclusive em sua personalidade (LIBÂNEO, 2000 - p. 66).

A Educação Religiosa serve para a formação de uma consciência que oriente a conduta do crente à luz da Palavra de Deus de maneira que alcance a plena maturidade cristã, conduzindo-o a uma transformação pessoal e interpessoal como servo de Jesus Cristo.

No Ministério de Educação Religiosa ou de Ensino se tem por finalidade planejar, executar e controlar a aplicação de um plano educacional cristão abrangente que contemple a liderança e a membresia, reunindo nele o atendimento a todas as necessidades indispensáveis ao crescimento qualitativo e quantitativo da igreja.

Zuleika A. F. Estarneck 

 

 

 

 

 

 


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