Educação Religiosa Cristã
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Etimologicamente há duas formas
latinas que esclarecem o sentido da palavra educação: “educare (alimentar, cuidar, criar – referido às plantas, aos
animais, como às crianças); educere (tirar
para fora de, conduzir para, modificar um estado)” (LIBÂNEO, 2000 - p. 64).
Planchard diz que educar “é conduzir
de um estado para outro, é agir de maneira sistemática sobre o ser humano,
tendo em vista prepará-lo para a vida num determinado meio”. Portanto, o ato de
educar seria a transmissão de princípios, valores, costumes, idéias, normas
sociais e regras de vida a pessoas de todas as idades (1975: 26 apud. LIBÂNEO,
2000 - p. 65).
Embora vários sejam os autores que
discutem sobre o tema, uma coisa todos tem em comum: considerar a educação como
um processo de desenvolvimento, onde o ser humano se transforma a cada dia,
inclusive em sua personalidade (LIBÂNEO, 2000 - p. 66).
A Educação Religiosa serve para a
formação de uma consciência que oriente a conduta do crente à luz da Palavra de
Deus de maneira que alcance a plena maturidade cristã, conduzindo-o a uma
transformação pessoal e interpessoal como servo de Jesus Cristo.
No Ministério de Educação Religiosa ou
de Ensino se tem por finalidade planejar, executar e controlar a aplicação de
um plano educacional cristão abrangente que contemple a liderança e a
membresia, reunindo nele o atendimento a todas as necessidades indispensáveis
ao crescimento qualitativo e quantitativo da igreja.
Zuleika A. F. Estarneck
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