Berçário e Maternal



Criança da primeira infânica com livros de pano

O BERÇÁRIO
Que espaço é esse?
  • Ambiente onde a criança pode adquirir suas primeiras impressões sobre Deus e Jesus, a partir da interação amorosa com aqueles que dedicam tempo para o seu cuidado.
  • Também é a oportunidade de fortalecimento de vínculos entre família e igreja e entre pais e bebês.
ORGANIZANDO UM BERÇÁRIO DE FORMA IDEAL

O espaço físico

Aos profissionais que assumem a responsabilidade de montar um berçário é necessário ter a consciência da importância que a infraestrutura tem para atender as reais necessidades do bebê, visto que o espaço também educa. O berçário é a segunda casa do bebê.

Ao dedicar o trabalho a essa área tão delicada, que se trata de bebês extremamente indefesos e que dependem totalmente de cuidados especiais, é fundamental compreender as necessidades desses, em especial até um ano, de forma que propicie para o bebê e para seus pais conforto e segurança.

Como deve ser? O que deve ter e proporcionar esse ambiente, de forma que ofereça um serviço de qualidade e confiança? Essas são questões que permeiam no momento de organizar um berçário.

ORGANIZANDO UM BERÇÁRIO          
  • Estruturas básicas de um berçário
1. Sala de repouso: esse ambiente deve proporcionar um bom descanso, para isso necessita de boa ventilação e luz baixa. As roupas de cama, chupetas e brinquedos devem ser individuais.

2. Sala de atividades: essa é um dos principais ambientes, deve oferecer uma série de materiais como giz de cera, papéis, livros, brinquedos, tintas, sempre ao alcance de todos, mas com supervisão. Sugere-se instalar um lavatório nessa sala.

3. Fraldário: ambiente de higiene, orienta-se colocar bebê-conforto para deixar a criança de forma segura enquanto algumas tomam banho e são trocadas, mas somente nesse momento, pois não é aconselhável colocar a criança o tempo todo presa a esse. A presença de um cesto de lixo com tampa e pedal próximo ao lugar de troca de fraldas é fundamental.

4. Lactário: ambiente de alimentação, necessita de fogão, geladeira, micro-ondas, esterilizador, ventilador, o ideal é que seja um teto de laje que torna o ambiente fresco.

5. Solário: espaço reservado para tomar sol, sugere-se que tal atividade seja praticada antes das 10 e após 15 horas, podendo utilizar mangueiras e torneiras. Brinquedos grandes como balanços, triciclos, casa de boneca, entre outros são ideais para esse ambiente.

           Além desses ambientes, alguns procedimentos podem ser seguidos com a finalidade de se obter um berçário completo, organizado e consequentemente agradável.

• Utilizar visores pra fazer as divisões dos cômodos de forma que possa estar em um ambiente e monitorar os demais;

• Evite colocar pisos com depressões, dê preferência para os pisos lisos e não escorregadios, visto que evitam acúmulo de sujeiras;

• Utilize azulejos nas paredes do fraldário e do lactário para garantir uma higiene adequada;

• Elimine degraus no ambiente, facilitando a entrada de pais e crianças deficientes, bem como para evitar a queda daqueles que carregam seus filhos no colo ou no carrinho.


Quem são os bebês?
  • São indivíduos em desenvolvimento, e ao mesmo tempo são inteiros e completos em cada fase que vivenciam.

Aspectos da individualidade do desenvolvimento:
  • O temperamento básico da criança
  • A fase de equilíbrio ou desenvolvimento
  • A maneira como os pais lidam com ela.
Desenvolvimento e necessidades:
  • Maior necessidade: Sentir que o mundo é um lugar seguro e que as pessoas que nele vivem são confiáveis;
  • Desenvolvimento primário: Imitação;
  • Continuamente ativas;
  •  Saúde delicada, resistência limitada;
  •  Reação espontânea e impulsiva;
  • Os músculos pequenos não tem coordenação motora;
  • Gosto pela repetição e rotina;
  • Imaginativas e sugestionáveis;
  •  Concepções concretas;
  • Conhecimento e vocabulário limitados;
  • Pouco tempo de atenção;
  • Curiosidade;
  • Tímidas e emocionalmente sensíveis;
  • Medrosas;
  • Individualistas e egocêntricas;
  • Dependentes e exigem atenção;
  •  Gostam de brincadeiras.

Como trabalhar com a criança de 0 a 1 ano e meio de idade

Em classes de berçário, onde estão crianças de 0 a 1 ano e meio, é comum que estes fiquem em tatames, sem um trabalho mais específico, voltado para o aprendizado sistemático.
É errado pensar que não existem formas de trabalhar com esses pequenos ou que eles devem apenas ficar num espaço com brinquedos dispostos para distraí-los.
Devemos considerar que o brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, mas desde que estes tenham contato direto com materiais que favoreçam o reconhecimento das diferentes sensações, cores, formas, além de conviverem com outras crianças, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a cerca.
Existe uma boa quantidade de materiais, objetos que podem ser explorados nas salas de berçário.
Podemos classificá-los de acordo com as necessidades das crianças ou de suas primeiras aprendizagens, como diferentes texturas, cores, formas, sons, tamanhos, dentre vários outros.

Brinquedos adequados para crianças de até 1 ano

·          Para essa fase, o ideal são brinquedos com cores vivas, sonoros e que fiquem à mão do bebê. Enquanto a criança não anda, o brinquedo não deve se mover muito;

·          Nos três primeiros meses de vida, uma boa sugestão são os móbiles para colocar no berço, coloridos e manipuláveis pela criança. A ação de tentar pegar e segurar os objetos estimula o desenvolvimento da coordenação motora;  

·         Brinquedos com encaixe simples e os de montar ensinam a reconhecer as formas e a ter noção de encaixe, para bebês a partir de 9 meses.
·          Objetos com texturas variadas para a criança explorar e desenvolver a sensibilidade;

·         Os mordedores também são importantes quando os dentes começam a aparecer, por volta dos 7 meses;

·         Músicas são bem vindas, pois os bebês estão acostumados a ter contato com o mundo externo através de sons desde o útero da mãe;

·         Brinquedos eletrônicos não são recomendados para esta fase. Os brinquedos devem ser sonoros, mas os ruídos não devem ser muito altos para não excitar o bebê;

·         Aos dez meses, a criança vai adquirindo uma mobilidade maior, o que deve ser estimulado com brinquedos. Andadores e objetos nos quais ela possa se apoiar são importantes para a criança aprender a ficar de pé;

·         Brinquedos com espelho para que a criança possa se enxergar;

·         Bolas e dados de tecido ou outro material lavável;

·         Brinquedos de montar e encaixar com peças grandes (maiores que uma bolinha de ping-pong);
·          
·         Tapete de atividade de material lavável;
·         Livro para banho com figuras; chocalhos.

Como ensinar bebês
  • Repita o essencial muitas vezes;
  • Use histórias. Evite abstrações;
  • Use objetos e imagens com frequência;
  •  Faça sempre programa com música;
  •  Forneça materiais para despertar a curiosidade;
  •   Mostre-se positivo. Aceite as atividades delas;
  •  Procure sempre estar vigilante a ela, pois não tem condições de serem responsáveis;
  •  Forneça tempo para brincadeiras livres.
O MATERNAL

O ESPAÇO FÍSICO

Entendemos que o espaço físico destinado as crianças do maternal deve ser planejado de modo que elas possam usufruir do mesmo de uma maneira lúdica e prazerosa, sem que essa aprendizagem seja interrompida pela falta de organização e adequação dos espaços internos e externos. Devem-se levar em conta os projetos, as atividades desenvolvidas e a faixa etária das crianças.
O brincar na Educação Infantil consiste em atividade fundamental que proporciona o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, a socialização entre outros aspectos, por isso é necessário que tanto o espaço interno quanto o externo sejam amplos.

ORGANIZANDO UM MATERNAL             
                                                                
*Estruturas básicas de um maternal:
  • ·   Espaço interno, com iluminação, insolação, ventilação, visão para o espaço externo, rede elétrica e segurança, água potável, esgotamento sanitário;
  • ·    Instalações sanitárias e para a higiene pessoal das crianças;
  •      Instalações para o preparo e/ ou serviço da alimentação;
  •    Ambiente interno e externo para o desenvolvimento das atividades,  incluindo o repouso, a expressão livre, o movimento e o brinquedo;
  •      Mobiliário, equipamento e materiais pedagógicos;
  •     Adequação às características das crianças com necessidades especiais;
  •     Ambiente aconchegante, seguro e estimulante, ao contato com a natureza, à higiene e à saúde, a uma alimentação sadia, a desenvolver a criatividade, imaginação e capacidade de expressão, ao movimento em espaços amplos, à proteção, ao afeto e à amizade, a expressar seus sentimentos;
  •      Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças;
  • ·   As salas devem ser claras, limpas e ventiladas;
  •     As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas;
  •     Garantir o acesso seguro das crianças,  procurando ter plantas e canteiros em espaços disponíveis;
  •      Janelas mais baixas e com vidros transparentes de modo que as crianças possam olhar para fora;
  •    O espaço externo do maternal e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações;
  •      Espaços amplos para que possam correr, pular e saltar e algum espaço ao ar livre que possam brincar.
Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal

Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa;

• Elabore atividades que abordem a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.

• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto;
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo;

• Conte histórias infantis, porém curtas;

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo;

• Incentive e desenvolva a fala, conversando  com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem;

• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos;

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça;

      Nessa idade, a criança se movimenta mais. Os brinquedos devem, então, incentivá-la a andar;

      Essa é a hora de estimular o equilíbrio.
Para isso, os brinquedos devem ser aqueles que possam ser puxados ou empurrados;

       Bonecos ou bonecas grandes para a criança pegar, apertar e reconhecer as formas do próprio corpo no brinquedo (a boneca não precisa falar ou chorar, tem apenas que possibilitar interação suficiente para a criança se entreter); 

      É importante também estimular o envolvimento com outras crianças. Isso pode ser feito, quando a criança começa a andar, com bolas um pouco maiores, que elas possam tentar chutar;

      Brinquedos com peças de diferentes tamanhos para serem colocadas umas dentro das outras: a criança aprende a reconhecer as formas e desenvolve a noção de espaço ao interagir com elas;
      Outros brinquedos recomendados: brinquedos de puxar e empurrar; blocos para empilhar ou encaixar; brinquedos de encaixe simples;  livros de pano com figuras simples, grandes e coloridas;  bonecos grandes;  triciclos com ou sem pedal;  cavalinho de balanço;

·         Peão sonoro de metal; quebra-cabeças simples (a partir dos 2 anos).

O DESENVOLVIMENTO (Berçário e Maternal)
Desenvolvimento motor: No decorrer do primeiro ano de vida, as funções que aparecem e desaparecem estão relacionadas a evolução do sistema nervoso central. Inicialmente os movimentos são reflexos e logo evoluem para ações coordenadas e voluntárias. Percebe-se que essas aquisições são mais amplas do 0 aos 3 anos de idade. A criança vai evoluindo de forma gradativa e organizada. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde em 2006, a criança deve conseguir andar sozinha, em média, até completar 1 ano e 3 meses de vida.
Atividades para o Desenvolvimento Motor
- Estimulação da linha média: Ajudar a criança a levar os membros superiores na linha média do corpo. A postura em supino é ideal para esse estímulo. Podemos usar brinquedos coloridos e luminosos para chamar a tenção do bebê a manter a cabeça na linha média. Se ela não conseguir ativamente, deve ser auxiliada pelo mediador. Pode-se utilizar móbiles incentivando a criança a levar as mãos ao centro.
- Estimulação do controle cervical: A melhor forma de estimular esse controle se faz na posição de prono. Pode-se colocar um rolo de tecido ou espuma em baixo das axilas e os braços a frente. Utilizar objetos que chamem a atenção de criança, a frente, proporcionando a extensão cervical. A bola suíça também pode ser uma boa opção.
- Estimulação do rolar: Na postura supina, podemos incentivar o rolar através da fixação em objetos, trazendo-o para os lados para que criança se incentive a buscá-los. Pode ser feito pelo mediador, para que criança compreenda o movimento para que depois possa fazer sozinha. Pode-se realizar essa atividade no colo do estimulador tornando-se mais confortável e acolhedor.
- Estimulação do sentar: Segurar criança sentada, com apoio, com boias, almofadas, cantinhos de sofás, almofada de amamentação. Carregar a criança sentada no colo pode ser uma opção. Sentar a criança na bola suíça ativando a musculatura de tronco.
- Estimulação da postura de gatos e do engatinhar: Promover atividades que que a criança apoie as mãos com os cotovelos estendidos, utilizando bola, rolo. Se viável, pode-se fazer o carrinho de mão. Colocar o brinquedo a frente para criança sentir necessidade de ir buscar. Brincar de engatinhar junto.
- Estimulação da postura ajoelhada e agachada: Elevar os brinquedos em cima de sofás e cadeiras para criança passar da posição do joelhos para ficar em pé. – Estimulação do “em pé” e do andar: Depois que a criança já ficar em pé, apoiada, incentivar a marcha lateral, progredir com a marcha para frente, empurrando uma cadeira por exemplo. Andar de mãos dadas. Chamar criança para ir andando até o adulto.
Desenvolvimento de linguagem, cognitivo e social: Um desenvolvimento cognitivo integral está ligado as relações satisfatórias entre funcionalidades: sensorial, perceptiva, motora, linguística, intelectual e psicológica. O progresso dessas funções também dependerão da maturação neurocerebral do indivíduo. Deve-se garantir a promoção de relacionamentos estimulantes, estáveis e ricos em experiências de aquisição. Também, os principais marcos dessa aquisição acontecem nos três primeiros anos de vida da criança.
Atividades para o Desenvolvimento da Linguagem
- Desde pequenas, as crianças devem ser consideradas falantes. Devemos dar-lhes atenção, considerar sua fala e dialogar sempre.
- Conversar sempre, aguçar sua atenção, colocar-se sempre na altura da criança.
- Falar com a criança e não pela criança.
- Integrar tom de voz, expressões, gestos, produzindo sensações e percepções diferenciadas.
- Prefira frases relativamente curtas, use palavras diversificadas porém do contexto e dia a dia da criança.
- Evite infantilização excessiva da fala.
- Cantar músicas, contar histórias, nomear imagens e fotos, brincar com o som dos animais.
- De forma natural, nomear os objetos e atividades cotidianas, ajudando a criança a associar a fala com objetos e ações.
- Quando a criança já falar, deixe-a que fale, reforce a forma correta da fala, peça para criança relatar fatos, dar recados e contar histórias.
Atividades para o Desenvolvimento Cognitivo
- Conhecer pessoas, contexto social e desenvolver percepções sensoriais.
- Pode-se oferecer um móbile para criança acompanhar com o olhar; levar criança a ambientes diversificados, com diferentes brinquedos; proporcionar diferentes sensações, texturas, cheiros.
- Esconder um objeto e perguntar onde ele está, deixar criança soltar objetos no chão, aprendendo a causa e efeito, bolhas de sabão.
- Oferecer jogos de encaixe simples.
- Oferecer jogos de quebra-cabeças simples.
- Caixa surpresa.
- Noções de permanência, localização espacial.
- Incentivar a brincadeira de fazer de conta.
- Jogos sociais com seus pares.
Atividades para o Desenvolvimento Social
- Promover vínculos afetivos.
- Desenvolver o autoconhecimento e autoimagem.
- Ampliar a capacidade de socialização.
- Incentivar a autonomia e intencionalidade.
- Anunciar hora de mamar, cantar, falar, conversar, informar situações do cotidiano, brincar de fazer caretas.
- Brincar no espelho, mandar beijo, dar tchau, cantar músicas, partes do corpo.

Referências:
BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BETZEN, Warren R. Guia Para Observação e Registro do Comportamento Infantil. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BRASIL. Diretrizes de Estimulação Precoce: Crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente da microcefalia. Ministério da Saúde, 2016.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
OFICINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Primeira Infância: Um Olhar da Neuroeducação. Washington, 2010.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Manual Para Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI. Washington, 2005.

Imagens da internet de ambientes e objetos apropriados para crianças de berçário e maternal


espaço de educação infantil

Espaço de berçário e maternal

Ambiente adequado à crianças até 4 anos

Sala com brinquedos adequados as crianças de 1 a 4 anos de idade

Espaço com tatame e brinquedos para bebês

Espaço alternativo com equipamentos para crianças de 1 a 4 anos

Maternal

Como deve ser a decoração de uma sala para bebês



Sala com materiais e toda adequação necessária para crianças de 1 a 4 anos

Espaço para bebês


Maternal e Berçário da Igreja Batista em Parque Alian

Sala de maternal


Sala de maternal

Berçário

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