Contando histórias
O BOM NARRADOR DE HISTÓRIAS
- Deve prender toda a atenção do grupo.
- Nunca deve iniciar a história até obter a atenção de todos.
- Deve estar no nível das crianças, por isso ele deverá sentar-se numa cadeira.
- Olhar nos olhos das pessoas quando estiver contando a história.
- Não usar roupas ou enfeites que chamem a atenção para si mesmo.
COMEÇO: As perguntas “quem”, ‘quando”, “onde” devem ser respondidas no início, despertando o interesse do ouvinte.
ENREDO: É a sucessão dos episódios ou eventos que constituem a história; os conflitos que surgem e a ação dos personagens. Deve ser claro, possui seqüência lógica, não se perder em pormenores inúteis e desenvolver-se de modo que os fatos aumentem de intensidade até atingirem o ponto culminante.
CLÍMAX OU PONTO CULMINANTE: É a conclusão lógica de tudo que veio antes. Determina a lição que se deseja ministrar. Não precisa ser necessariamente uma surpresa, porém, não deve estar muito à vista desde o começo. A história sem ponto culminante é uma história fraca, de pouco interesse para as crianças.
CONCLUSÃO: Será simples e satisfatória, de modo que o ouvinte sinta que a história terminou. O bom narrador não comete o erro de prolongar a história depois de atingir o ponto culminante e nem menciona a moral. A moral deve ser implícita, e compete ao ouvinte descobri-la e assimila-la de acordo com a sua necessidade. Ouvindo você dizer qual é a moral, uma criança pode dizer: “Mas eu pensei que era...”
TIPOS DE HISTÓRIAS
Há histórias de todos os tipos. As melhores histórias são as de fácil compreensão, de enredo simples e atraente, que tenha mensagem definida e interessante para o grupo com o qual será usada.
ESCOLHENDO A HISTÓRIA
Quando estiver à procura de histórias para crianças aplique o seguinte teste:
São cheias de ação e têm seqüência lógica e natural?
Suas imagens são simples, sem serem enfadonhas.
Há repetição? Esse não é um requisito absoluto, porém muito bom em se tratando de histórias, especialmente para crianças bem pequenas.
A história apela a você?
ONDE ENCONTRAR BOAS HISTÓRIAS
Fontes: A bíblia, livros de histórias infantis, revistas, jornais etc.
ESTUDANDO A HISTÓRIA
CLÍMAX OU PONTO CULMINANTE: É a conclusão lógica de tudo que veio antes. Determina a lição que se deseja ministrar. Não precisa ser necessariamente uma surpresa, porém, não deve estar muito à vista desde o começo. A história sem ponto culminante é uma história fraca, de pouco interesse para as crianças.
CONCLUSÃO: Será simples e satisfatória, de modo que o ouvinte sinta que a história terminou. O bom narrador não comete o erro de prolongar a história depois de atingir o ponto culminante e nem menciona a moral. A moral deve ser implícita, e compete ao ouvinte descobri-la e assimila-la de acordo com a sua necessidade. Ouvindo você dizer qual é a moral, uma criança pode dizer: “Mas eu pensei que era...”
TIPOS DE HISTÓRIAS
Há histórias de todos os tipos. As melhores histórias são as de fácil compreensão, de enredo simples e atraente, que tenha mensagem definida e interessante para o grupo com o qual será usada.
ESCOLHENDO A HISTÓRIA
Quando estiver à procura de histórias para crianças aplique o seguinte teste:
São cheias de ação e têm seqüência lógica e natural?
Suas imagens são simples, sem serem enfadonhas.
Há repetição? Esse não é um requisito absoluto, porém muito bom em se tratando de histórias, especialmente para crianças bem pequenas.
A história apela a você?
ONDE ENCONTRAR BOAS HISTÓRIAS
Fontes: A bíblia, livros de histórias infantis, revistas, jornais etc.
ESTUDANDO A HISTÓRIA
1. Leia a historia em voz alta do começo ao fim.
2. Fixe na mente a seqüência lógica dos eventos.
3. Nunca decore a história.
4. Viva a história ao contá-la.
5. em casos de extrema necessidade, faça um esboço para consultar na hora, usando apenas os pontos principais da história.
6. Conte histórias.
CONTANDO A HISTÓRIA
1. Ore muito.
2. Ame verdadeiramente seus ouvintes.
3. Treine sua voz para produzir efeitos diferentes e utilize palavras que o público conhece.
4. Aguarde silêncio antes de começar.
5. Olhe nos olhos dos ouvintes.
6. Use apenas gestos que lhe forem naturais.
7. Seja simples e sóbrio. Jóias e roupas espalhafatosas desviam a atenção do ouvinte.
8. Conte a história com vagar. As crianças precisam de tempo para reagir, por isso, dê-lhes tempo. Entretanto, não conte a história de maneira a convidar interrupções e perguntas, Se surgirem, e ás vezes surgirão, ignore-as, quando possível.
9. Se esquecer uma parte vá adiante. Não volte atrás, dizendo: “Ah! Esqueci de dizer...”
10. Dê colorido à história com palavras expressivas e apele aos cinco sentidos dos ouvintes.
11. Permita que a história chegue ao fim, sem que você acrescente a moral.
12. Conte histórias com encanto e prazer.
13. Esqueça de si e viva a história.
COMO ADAPTAR UMA HISTÓRIA
1. Encurtar a história tirando as coisas não essenciais.
2. Ampliar a história se for muito breve, sem alterar seu conteúdo.
3. Mudar a ordem dos eventos para melhor entendimento, quando necessário.
4. Modificar a parte da história que não serve.
TAMANHO DA HISTÓRIA
· Criancinha: deve ser breve.
· Crianças de 4 a 8 anos: 5 a 7 minutos.
· Crianças de 10 a 12 anos: 8 a 10 minutos.
· Adolescentes para cima: 10 a 15 minutos.
Crédito de imagem:
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/5311692-5311692/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2629795">5311692</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2629795">Pixabay</a>
2. Fixe na mente a seqüência lógica dos eventos.
3. Nunca decore a história.
4. Viva a história ao contá-la.
5. em casos de extrema necessidade, faça um esboço para consultar na hora, usando apenas os pontos principais da história.
6. Conte histórias.
CONTANDO A HISTÓRIA
1. Ore muito.
2. Ame verdadeiramente seus ouvintes.
3. Treine sua voz para produzir efeitos diferentes e utilize palavras que o público conhece.
4. Aguarde silêncio antes de começar.
5. Olhe nos olhos dos ouvintes.
6. Use apenas gestos que lhe forem naturais.
7. Seja simples e sóbrio. Jóias e roupas espalhafatosas desviam a atenção do ouvinte.
8. Conte a história com vagar. As crianças precisam de tempo para reagir, por isso, dê-lhes tempo. Entretanto, não conte a história de maneira a convidar interrupções e perguntas, Se surgirem, e ás vezes surgirão, ignore-as, quando possível.
9. Se esquecer uma parte vá adiante. Não volte atrás, dizendo: “Ah! Esqueci de dizer...”
10. Dê colorido à história com palavras expressivas e apele aos cinco sentidos dos ouvintes.
11. Permita que a história chegue ao fim, sem que você acrescente a moral.
12. Conte histórias com encanto e prazer.
13. Esqueça de si e viva a história.
COMO ADAPTAR UMA HISTÓRIA
1. Encurtar a história tirando as coisas não essenciais.
2. Ampliar a história se for muito breve, sem alterar seu conteúdo.
3. Mudar a ordem dos eventos para melhor entendimento, quando necessário.
4. Modificar a parte da história que não serve.
TAMANHO DA HISTÓRIA
· Criancinha: deve ser breve.
· Crianças de 4 a 8 anos: 5 a 7 minutos.
· Crianças de 10 a 12 anos: 8 a 10 minutos.
· Adolescentes para cima: 10 a 15 minutos.
Crédito de imagem:
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/5311692-5311692/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2629795">5311692</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2629795">Pixabay</a>
Comentários