Princípios Aplicáveis para Incentivar Atitudes Positivas nos Alunos

 


“Certa vez, um professor muito sagaz virou-se para um colega e disse: Cheguei a conclusão de que se sou repulsivo, enquanto discurso, meus alunos detestam o que aprenderam.”

“Pessoas influenciam pessoas. Você sabe a maneira como influencia outras pessoas?”

    Partimos do pressuposto em educação que ensinamos a fim de alcançar resultados na vida dos alunos que antes não haviam praticado. Objetivamos que consigam ser diferentes do que eram antes do nosso trabalho, isto porque aprendizagem exige mudança de comportamento.

    Para um melhor rendimento no processo de ensino/aprendizagem é preciso que professores estejam conscientes de suas atitudes perante os alunos, pois o que faz ou diz, pode gerar nos educandos atitudes variadas como uma resposta do estímulo positivo ou negativo que recebeu.

    Reconhecer se o processo de aprendizagem está sendo positivo ou negativo dependerá da observação contínua por parte do educador mediante respostas aproximativas de seus alunos, isto é, através de ações evitativas ou aproximativas pode se medir até que ponto o aluno está envolvido com a disciplina que estuda por estimulação da relação de afeto que tem com seu professor.

    Que atitudes do professor levam os alunos a terem uma postura evitativa ou aproximativa?

Professores tem sido uma fonte positiva de influência? Lembre-se da matéria que gostava ou do professor que gostava. Se gostava do professor, você gostava da matéria e vice-versa?

Condições e consequências

    O aluno deve sempre que possível estar em condições positivas de aprendizado e os assuntos que estuda devem lhe trazer conseqüências positivas, tornando-se um estímulo para ele. Existem conseqüências positivas e repulsivas.

    A consequência repulsiva é qualquer evento que cause desconforto físico ou mental ao educando; isto é, qualquer evento que faça a pessoa se sentir inferiorizada.

→ Repulsivos universais: 
  • Dor física: castigos físicos no educando, problemas físicos (de saúde).
  • Medo e ansiedade: sofrimento e incomodo mental. Apreensões em relação a perigos, desgraça. Dor, tensão etc. Na sala de aula o professor contribui ao medo e a ansiedade quando: incute no aluno, por palavras ou ações, que nada que faça o conduzirá ao sucesso, dizendo-lhe frases como: “você não vai compreender isto, mas...”, “qualquer um sabe...”; força o aluno a resolver problemas no quadro; faz prognósticos absurdos; sugere baixo rendimento dos alunos: “ se vocês não estão bem motivados para aprender, não deveriam estar aqui...”; é imprevisível nas exigências à classe (dizer uma coisa e depois brigar, voltando ou se desdizendo); manda o aluno ao diretor ou semelhante. 
  • Frustração: Frustrar é fazer com que um esforço seja invalidado. Práticas dos professores que geram frustração:
  1. Quantidade de informações que impossibilite a assimilação por parte do aluno;
  2. Falar baixo demais para ser ouvido facilmente; 
  3. Não revelar o propósito da disciplina e como a aprendizagem será avaliada; 
  4. Usar a escrita ilegível;
  5. Usar textos de nível muito alto; 
  6. Recusar responder perguntas; 
  7. Forçar os alunos a andarem no mesmo passo, frustrando os lentos e aborrecendo os rápidos; 
  8. Não atualizar o material utilizado. 
  • Humilhação e embaraço: Causados fazendo com que a pessoa se sinta diminuída em sua dignidade ou em seu amor próprio, ao torná-la embaraçada, ao envergonhá-la, depreciá-la. Procedimentos:
  1. Comparações;
  2. Rir de seus esforços; 
  3. Expor as fraquezas dos alunos; 
  4. Distinguir o aluno pela sua ignorância; 
  5. Depreciar tentativas;
  6. Insultar o aluno que tenta compreender o assunto fazendo perguntas. 
  • Tédio: Os estímulos são fracos. Uma resposta evitativa neste caso, por exemplo, é o aluno que dorme em sala. Procedimentos geralmente utilizados pelo professor que geram o tédio:
  1. Apresentar os assuntos monotonamente;
  2. Insistir para que o aluno estude coisas que já sabe; 
  3. Desenvolver as aulas em condições ambientais desfavoráveis;
  4.  Usar a mesma forma de apresentar os assuntos; 
  5. Ler o livro texto em voz alta.
  • Desconforto físico: Inquietação, fadiga, é moderada, mas incômoda. Algumas coisas podem ser evitadas pelo próprio professor:
  1. Barulho excessivo ou outras formas de distração;
  2. Aluno em atitude passiva por longo tempo; 
  3. Insistir que alunos tenham atenção depois das refeições; 
  4. Sala excessivamente quente ou fria. 
→ Condições ou consequências que podem ser tidas como positivos universais são opostos aos repulsivos universais.
    Condição ou conseqüência positiva é qualquer evento agradável registrado durante o tempo em que o aluno está em contato com o assunto, ou que proporciona ao aluno seu engajamento favorável na situação de aprendizagem. Exemplos de práticas positivas:
  1. Reconhecer que as tentativas dos alunos, sejam corretas ou incorretas, são tentativas de aprender;
  2. Dar reforço ou recompensa a respostas aproximativas em relação à matéria; 
  3. Propiciar indicadores para que alunos saibam onde vão chegar; 
  4. Detectar o que os alunos já aprenderam e excluir esses assuntos do currículo; 
  5. Prover feedback imediato e específico às respostas do aluno; 
  6. Relacionar informações novas com as já conhecidas; 
  7. Tratar o aluno como uma pessoa e não como um número em uma multidão de anônimos;
  8.  Fazer uso de movimento, cores, contrastes, referência a pessoas para atrair e manter a atenção;
  9.  Expressar genuína satisfação em ver o aluno e ao vê-lo bem sucedido em suas tarefas; 
  10. Permitir que os alunos se movimentem tão à vontade quanto suas características de idade exijam. 
    Como avaliar o comportamento aproximativo do aluno com a disciplina que está estudando ou que estudou?

    Verifique as evidências através do que os alunos dizem e fazem, através da Avaliação dos Resultados e da Avaliação do Processo.

Avaliação dos resultados

    Questão a ser respondida: O que o aluno deve fazer ou dizer que me conduziria a crer que ele está favorável ou desfavoravelmente inclinado na minha disciplina? (Que pesos comportamentais você considera válidos para serem colocados no prato positivo ou negativo da balança dos afetos?).

    A avaliação dos resultados pode ser feita através de questionários e/ou observação do comportamento dos alunos. Ela mede até que ponto o interesse dos alunos, ao final do ensino, é, pelo menos o mesmo que existia ao início e diz ao professor quão bem está fazendo as coisas.

Avaliação do processo


    A avaliação do processo verifica quão bem estamos aplicando o princípio das condições e conseqüências, nos diz o que devemos fazer para melhorar e faz uma análise afetiva durante o processo de ensino (observar pessoalmente 2 ou 3 aulas, entrevistar os alunos matriculados ou não na disciplina e fazer uma revisão do material de ensino, do ambiente e das práticas administrativas), isto é, analisa e identifica condições e conseqüências experienciadas pelos alunos no contato com a disciplina em observação.

    Como melhorar nossas chances de fortalecer tendências aproximativas?

→ Fazendo com que exista o menor número possível de condições repulsivas ao ensino no momento em que os alunos tem contato com os assuntos que lhes estamos ensinando.

→ Fazendo com que o contato dos alunos com os assuntos de nossa disciplina seja seguido mais por conseqüências positivas do que repulsivas.

Avaliação de resultados:
Se eu tivesse de começar tudo de novo (me matricularia / não me matricularia) nesta disciplina. Sublinhe.

Bibliografia
Mager, Robert Frank. Atitudes favoráveis ao ensino: Porto Alegre, Globo, 1976.




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