A ética na vida e na profissão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXqsxNKkwNqpcp-m7o1zhJNXPu4Ey4UucNj4j_AmYxWB56frPdF_xvawtLLQTN7xy_Mn5GJ6Lv82NE5ol_HpyOoRYzxiew4rh6Ojvzbmk07SJeE8dMYKiZXgmUtLmukedP_JVUTDzOu4N7/w410-h274/girl-2573111_1920.jpg)
No processo de evolução e existência do universo, entre um e outro acontecimento, surge o homem, ser racional, dominador de tudo ao seu redor. No intuito de preservar sua espécie, dá início a um ciclo compreendido por homem, natureza e cultura, mediado pelo trabalho.
O homem, ser livre no tempo e no espaço, diferente dos outros seres vivos que estão limitados ao lugar em que vivem, para sobreviver age sobre a natureza, que existe por si mesma, transformando-a e sendo transformado, produzindo cultura. Da natureza, o homem extrai recursos e vida, se utilizando dessa fonte de existência de diversas maneiras. A partir do momento em que altera substâncias e formas, está criando um referencial cultural só visto em sua espécie e muitas vezes significativo especificamente a um determinado tempo, lugar e grupo de pessoas, embora faça desses atos história.
A cultura que o homem gera através da ação sobre a natureza retorna a ele próprio beneficiando-o ou não. Na verdade, suas ações provocam reações, que deveriam ser medidas e avaliadas antes de sua atuação sobre a mesma. Manifestações culturais são vistas todas as vezes em que essa troca acontece, agindo sobre o homem em seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e social.
O trabalho é o meio de ligação do homem com a natureza. Através dele se torna possível modificá-la atribuindo-lhe valores, gerar cultura e dar continuidade ao ciclo que iniciou. Através do trabalho o homem também cria sentidos e significados para sua existência e para sua permanente atuação sobre a natureza. Assim, parte do mundo natural para o artificial, que nada mais é do que o resultado de seu labor.
Portanto, há nos aspectos acima relacionados, um movimento constante que interage homem, natureza e cultura, onde nada é estático, ou seja, tudo muda, produzindo um novo homem e uma diferente cultura, independente do tempo e do espaço a que se situa essas transformações.
Zuleika Alves Fontes Estarneck
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/Pixource-3867243/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2573111">Pixource</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2573111">Pixabay</a>
Comentários