Conceito de reprodução fotográfica
QUESTÃO: Como podemos descrever o conceito de reprodução fotográfica levando em conta a teoria de Benjamin (aura da obra de arte) e o pensamento de Ana M. Mauad sobre o aprimoramento da técnica fotográfica?
Segundo Benjamin, a obra de arte
devido a sua original imersão em rituais e cerimônias religiosas, adquire uma
espécie de "aura", que atesta sua autoridade e imparidade, sua
singularidade no tempo e espaço, sendo associada à religião até o Renascimento,
quando se inicia a luta pela autonomia artística que quis provar que obra de
arte era única no seu próprio direito, onde, independe de religião, ser artista
era vocação singular.
Sendo mais voltado para a filosofia, Benjamin, condenou a
reprodução manual das obras de arte, que é a consolidação de um processo criativo,
o fazer do artista. Para ele, elas perdem a originalidade, a personalidade e a
autenticidade, isto é, perdem sua aura, que nada mais é do que uma estrutura
criada e pensada pelo artista que criou e desenvolveu a obra, portanto
refere-se ao original.
Na fotografia, Benjamin considera fundamental a
reprodutibilidade técnica, pois valoriza o que é reproduzido por uma máquina a
partir da conclusão de que esta não pensa. Ele não vê isto com pessimismo, e situa
que a obra de arte reproduzível pode ter perdido sua aura e autonomia, mas a
partir disso torna-se acessível a um número maior de pessoas, transformando seu
valor de ritual em valor de exibição.
Ana Maria Mauad possui uma visão
distinta de Benjamin, uma vez não se preocupar com conceitos e seu perfil
teórico ser voltado para a história social de mercado. Segundo ela, há dois
tipos de copistas, o primeiro que deseja aprender (o fotógrafo profissional artista), e o segundo,
que destina seu trabalho fotográfico à venda (fotógrafo amador que afastou-se
do trabalho artístico). Para ela, a reprodutibilidade técnica através da
fotografia além de trazer a questão da arte ou
de um negócio lucrativo, se tornou uma necessidade na sociedade
contemporânea, visto que a fotografia popularizou-se e alcançou a mídia rompendo com esquemas pré-estabelecidos.
De acordo com Naomi Rosemblum, Ana Maria Mauad confirma que a evolução dos produtos e técnicas trouxe um crescimento no número de imagens que alteraram a percepção da realidade, já que todo evento ou novidade merecia ser registrado, e que no registro, ficava a marca do olhar de quem o escolheu, trazendo à tona uma cultura fotográfica e a massificação da imagem diante da realidade de uma sociedade mais complexa.
Escrito à "três mãos":Elisabete Matos Silva, Euzilane da Silva Viegas e Zuleika Alves Fontes Estarneck
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