Conceito de reprodução fotográfica

 

QUESTÃO: Como podemos descrever o conceito de reprodução fotográfica levando em conta a teoria de Benjamin (aura da obra de arte) e o pensamento de Ana M. Mauad sobre o aprimoramento da técnica fotográfica?

            Segundo Benjamin, a obra de arte devido a sua original imersão em rituais e cerimônias religiosas, adquire uma espécie de "aura", que atesta sua autoridade e imparidade, sua singularidade no tempo e espaço, sendo associada à religião até o Renascimento, quando se inicia a luta pela autonomia artística que quis provar que obra de arte era única no seu próprio direito, onde, independe de religião, ser artista era vocação singular.

Sendo mais voltado para a filosofia, Benjamin, condenou a reprodução manual das obras de arte, que é a consolidação de um processo criativo, o fazer do artista. Para ele, elas perdem a originalidade, a personalidade e a autenticidade, isto é, perdem sua aura, que nada mais é do que uma estrutura criada e pensada pelo artista que criou e desenvolveu a obra, portanto refere-se ao original.

Na fotografia, Benjamin considera fundamental a reprodutibilidade técnica, pois valoriza o que é reproduzido por uma máquina a partir da conclusão de que esta não pensa. Ele não vê isto com pessimismo, e situa que a obra de arte reproduzível pode ter perdido sua aura e autonomia, mas a partir disso torna-se acessível a um número maior de pessoas, transformando seu valor de ritual em valor de exibição.

            Ana Maria Mauad possui uma visão distinta de Benjamin, uma vez não se preocupar com conceitos e seu perfil teórico ser voltado para a história social de mercado. Segundo ela, há dois tipos de copistas, o primeiro que deseja aprender (o  fotógrafo profissional artista), e o segundo, que destina seu trabalho fotográfico à venda (fotógrafo amador que afastou-se do trabalho artístico). Para ela, a reprodutibilidade técnica através da fotografia além de trazer a questão da arte ou  de um negócio lucrativo, se tornou uma necessidade na sociedade contemporânea, visto que a fotografia popularizou-se e alcançou a mídia  rompendo com esquemas pré-estabelecidos.

De acordo com Naomi Rosemblum, Ana Maria Mauad confirma que a evolução dos produtos e técnicas trouxe um crescimento no número de imagens que alteraram a percepção da realidade, já que todo evento ou novidade merecia ser  registrado, e que no registro, ficava a marca do olhar de quem o escolheu, trazendo à tona uma cultura fotográfica e a massificação da imagem diante da realidade de uma sociedade mais complexa.

Escrito à "três mãos":
Elisabete Matos Silva, Euzilane da Silva Viegas e Zuleika Alves Fontes Estarneck





 

 

 

 

Comentários

Mais Visitadas